Você se considera uma pessoa bem-sucedida?

Por Joel Boa Sorte

Naturalmente grande parte das pessoas vai dizer que são vencedoras, pois os derrotados não têm chance num mundo tão concorrente. Talvez não muitas serão honestas em dizer que já conquistaram muito na vida e também já perderam muito.

E por falar em pessoas vitoriosas, por que não citar Steve Jobs, homem de mente brilhante e magnífica. Conquistou o mundo com suas invenções eletrônicas e até seus rivais tiveram que reconhecer sua capacidade e talento incomuns. Não obstante seu grande sucesso passou por momentos de perdas, tristezas e também por uma breve falência financeira, mas movido por seu ímpeto de vencedor deu a volta por cima e terminou seus dias como um dos maiores inventores do seu segmento que o mundo já conheceu. Essa semana, lamentavelmente, assistimos a perda desse homem que queria viver, mas foi vencido por um câncer descoberto em 2004. Sem o Steve talvez o mundo tivesse que esperar mais um pouco para poder conhecer e usufruir do  iPod, o iPhone e o iPad.

Na busca por histórias vividas por homens e mulheres que venceram na vida e olhando, por exemplo, a trajetória do Steve é que enxergamos o quanto as pessoas ganham e perdem sempre, pois colocam movimento na sua vida para criar e atrair oportunidades. Vão atrás de seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais. São pessoas que buscam conquistar seus sonhos e realizar seus objetivos, para serem felizes e realizadas.

Só que aprenderam que para conseguir os troféus, uma aquisição, para serem vencedoras numa ideia ou sonho, irão perder. Padecem. Caem. Mas nunca têm medo de enfrentar os reveses que surgem na vida, pois sabem que em cada investida no caminho da realização de um sonho, quando ocorre uma ruína, será uma lição a ser assimilada e um degrau na subida do seu sucesso e realizações.

            Quem nunca perdeu, quem nunca aceitou ou assimilou uma derrota, nunca será um vencedor. Reflita agora algumas palavras de Steve Jobs: “Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso pelo dogma - que é viver pelos resultados do que outras pessoas pensam. Não deixe o ruído da opinião dos outros afogar a sua voz interior”. "
Nesse vai e vem de perdas e ganhos pela estrada da vida, lembramos do maior teólogo de todos os tempos: o apóstolo Paulo. Ele vinha de uma maratona ao longo das cidades da Ásia Menor e da Macedônia. Finalmente chegou em Atenas, capital da cultura helenista.

Em Atenas, passeando pelas ruas, sentiu o conflito. Ficou revoltado ao ver a cidade cheia de altares de todos os tamanhos em suas praças, palácios e cantos. Inclusive um altar “Ao Deus desconhecido” (Atos 17.23). Convidado a expor suas idéias no Areópago Paulo apresentou um discurso com bons argumentos. Falou de Jesus sem citar o seu nome, sequer lembrou da cruz de Cristo e seu sofrimento.

Paulo pensava poder aniquilar, ele mesmo, o sistema da religião pagã e converter os gregos com a força de seus argumentos. Entretanto, as pessoas desistiram e não deram importância às palavras de Paulo. Por alguns dias a reação do Apóstolo foi estranha, sentiu-se fracassado, desanimou e entrou em depressão.

Mas Paulo dá a volta por cima e assim dias depois em Corinto, vindo de Atenas, descreve a lição que tirou do fracasso: Paulo aprendeu e mudou sua prática. Em Atenas não tinha citado o nome de Jesus, nem falado da sua cruz. Agora, em Corinto, ele já não quer saber de outra coisa a não ser de Jesus Cristo, e Jesus Cristo Crucificado” (1 Cor 2.2).

Paulo errou, mas soube reconhecer seus erros e buscou em Deus o melhor jeito de resolver seus conflitos e ser um vencedor. Um belo exemplo a ser seguido por todos nós.

Reflexão: Salmos 121.

Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

O Meu Socorro vem do senhor que fez o Céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé, aquele que te guarda não tosquenejará.

Eis que não tosquenejará e nem dormirá o Guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; O senhor é a tua sombra a tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal, Ele guardará a tua alma.

O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

O Profeta desconhecido

A Ilusão do ego