A MATRIX EXISTENCIAL


No filme Matrix, os seres humanos vivem numa cápsula totalmente inconscientes da sua condição e conectados ao mundo virtual onde julgam ser real. O problema ocorre quando também vivemos desta forma no mundo real. Um dia destes flagrei a mim mesmo fazendo uma compra no supermercado, peguei os produtos, me dirigi ao caixa, com aquela pressa sem um motivo específico, apenas que perdia meu tempo naquele local, sem ao menos observar o caixa do supermercado, se homem ou mulher, jovem ou adulto, paguei sem trocar nenhuma conversa com aquela pessoa e saí rapidadamente do local.
Talvez isto ocorra também com muitos de nós, deletamos da nossa percepção vários tipos de pessoas que às vezes consideramos menos importantes: Caixas de supermercados, funcionários da limpeza, um bate papo com sua secretária do lar, frentista de combustível, alias, já ouvi diversas pessoas dizerem que esta profissão já deveria ter acabado. Assim perdemos oportunidades que podem fazer diferença em nossa vida, até mesmo numa fila de supermercado, um papo com alguém que não conhecemos, um sorriso de uma criança, uma conversa com aquele senhor aposentado e por ai vai, isto é insensibilidade pura, isto é sinal que estamos no corpo desconectados com percepções próprias da vida real que se comunica com o outro, enfim criamos um mundo que apenas nos interessa viver e interagir.
 Era justamente para estas pessoas mais simples que Cristo se relacionava e dava prioridade: A mulher do poço em samaria, os pescadores simples da Judéia que se tornaram seus discípulos e patriarcas da igreja do Senhor, a criança que tinha levado um lanchinho, um cego a beira do caminho, uma mulher que em meio uma grande multidão tocou suas vestes. Quero salientar que todas estas interfaces feitas por Jesus, resultaram em grandes milagres: desde a multiplicação dos pães até a cura psicológica como no caso da mulher samaritana envolvida num processo de depressão, resultante do abandono e do isolamento decorrente de mais uma separação.
Brasília é muito criticada por ser a cidade daquele que diz: Você sabe com quem você esta falando ? Cidade do poder, cidade daqueles que gravitam em torno do poder, assim uma cidade que a cada dia morre dentro de si mesma, pois não se reconhece na simpliciade do outro, naquilo que podemos absorver com os mais simples. Por isso procuro me disciplinar, mas as vezes também me vejo envolvido neste processo esquisofrênico de pensar que somos “seres especiais” e esquecemos do campo da esperança, onde um dia todos estaremos na mesma condição, consumadamente mortos.
Já presenciei milagres conversando com pessoas simples, momentos de deleite espiritual, abençoei e fui grandiosamente abençoado. Não vou relatá-los pois se descrevê-los alguém poderia querer me internar ou ridicularizar tal experiência. Tendo em vista que as coisas espirituais se dicernem espiritualmente, por isso prefiro que algumas fiquem no campo das minhas lembranças.
 Uma vez ao sair de um elevador, uma mulher me consolou profundamente, sem ao menos eu lhe falar o que se passava comigo, pois esta experiência ocorreu durante um período conflituoso em minha vida, digo até desanimado da própria vida, momentos de desespero, graças a Deus por aquela mulher que surgiu do nada, me trouxe paz e consolo em momento oportuno. Quem sabe um anjo enviado por Deus para um momento especial? Talvez seja por isso que o texto bíblico que diz: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4.6.
 Portanto você que busca um milagre peregrinando em grandes templos, seguindo os grandes “Gurus” , "Mestres e "Líderes" iluminados, que busca entendimento com pessoas de grande conhecimento intelectual e nas celebridades. Então pense nisto: Deus, em geral, se manifesta nas coisas simples deste mundo, basta observar, e verás os milagres de Deus nos momentos e lugares mais imprevisíveis. Portanto acorde e saia da matrix existencial, e creia nesta palavra do simples pescador e discípulo de Cristo: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.36

"Eu preciso do outro para construir minha própria identidade" Gladir Cabral, ouça esta linda canção: Abrigo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES