Quando Deus silencia

Por Joel Boa Sorte



Por meio das Escrituras, Deus é conhecido como um Deus que fala, que ouve e responde as orações, por isso, nada inquieta mais o coração de alguém do que um período em que parece que Deus fica aparentemente silencioso. Se você vive tempos de embaraços deste tipo em sua vida, não se desespere, pois não está sozinho.
Esperar não é uma tarefa das mais fáceis para o ser humano, principalmente quando aguardamos uma resposta ou uma promessa de Deus em nossa vida. Cada segundo de tempo se torna longo demais e a terra então parece ter perguntas que o céu não saiba responder. E assim, levemente, nos passa pela cabeça que teremos que esperar até a eternidade para obter a explicação completa do anseio, do desejo, ou quem sabe da materialização dos sonhos.
A situação de cada pessoa é diferente, mas para cada uma a dor do silêncio é real e é inexplicada. Alguém até concorda que é impossível escrever algo que responda às mais profundas perguntas sobre os silêncios de Deus em relação ao homem, pois esses silêncios são demasiadamente pessoais.
Durante a provação intensa de Jó, enquanto ele estava clamando a Deus dia e noite, seu maior sofrimento não foi provavelmente pelas tragédias que se abateram sobre ele, golpe após golpe, mas o silêncio de Deus que não respondia as suas orações e queixas. E então Jó falava: “Gostaria de saber onde encontrá-lo; gostaria de ir até ao lugar onde ele está. Eu procuro no Leste, mas Deus não está ali; e não o encontro no Oeste. E também não o vejo quando age no Norte ou se esconde no Sul”. (Jó 23.3,8-9).
Davi também lutou com o silêncio de Deus. “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro? Este foi o Salmo (22.1-2) que Cristo citou na cruz (Mateus 27.46).
Em outro ponto, Davi suplica a Deus para que não se mostre surdo e silencioso ao seu grito (Salmo 28.1). De fato, períodos de silêncio por parte de Deus, quando Ele parecia muito distante, foram conhecidos dos santos tanto nos dias do Antigo como do Novo Testamento.
E assim o silêncio celestial parece fazer parte de todos os tempos, de todas as gerações, pois o encontramos em tom veemente nas palavras do maior poeta baiano. Em meio ao sofrimento e a angústia incessante dos nossos irmãos africanos trazidos para ajudar na colonização do Brasil, Castro Alves sentia na pele por eles o abandono e até a ausência de uma mão amiga:
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar, por que não apagas
Com a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! Noite! Tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...

Enquanto você espera em silêncio não há nada que Deus queira mais do que derramar o seu amor sobre você e fazê-lo vibrar com sua alegria e bênção. Ele deseja inundar você com manifestações e confirmações da sua doce presença. Ele está tão perto de nós quanto sempre esteve. Ele só parece surdo, mas ouve cada suspiro, cada anseio, cada grito de nosso coração.
Ele quer falar, mas o Seu silêncio temporário é necessário para o grande resultado e recompensa que está planejando para você, para todos nós. Ele parece distante; você parece ter sido esquecido. Todavia, o seu olhar de amor está constantemente sobre você.
Enquanto você está passando através do silêncio, o tempo parece longo. Fique certo de que Deus já determinou o momento apropriado e que o fim do Seu silêncio está se aproximando. Falar é da natureza de Deus.
Reexamine suas prioridades. Embora Deus esteja silencioso, você deve passar tempo em oração, reexaminando as prioridades da sua vida e a decisão que tem de tomar. Deus está lhe dando tempo propositadamente para pensar.
Sature sua alma com a Escritura. Esta é uma prioridade importante quando Deus silencia. Não existe meio mais certo para ouvir a voz de Deus, do que ouvindo o que Ele já falou em sua Palavra. Todos ficam mais aptos para ouvirem a orientação de Deus quando lê as santas Escrituras.
Continue vivendo na Palavra de Deus, louvando-O pela sua fidelidade. Descanse serenamente na Sua Fidelidade. O Seu caminho é o melhor. Dê tempo ao tempo e verás que Deus é Deus e suas promessas para sua vida jamais falharão.

Comentários