O fluxo do tempo a nosso favor entre o Cronos e o Kairos.


Por Leônidas Almeida

            A vida passa a toque de caixa e quando olhamos para trás vemos que os anos se foram e não temos como voltar atrás, avaliamos nossas escolhas, algumas boas outras nem tanto, escolhas da profissão, estudos negligenciados, amizades equivocadas, relacionamentos mal conduzidos, conflitos não resolvidos e mal processados que acabaram por gerar muitos contratempos e atalhos na nossa caminhada. Muitas vezes nos sentimos um tanto quanto derrotados, desanimados e numa posição de inércia, não pelo fato de estarmos na pior, comparando com outras pessoas conseguimos até bons resultados, mas será que poderia ser diferente? Ah se pudéssemos voltar atrás!!!. Tomaríamos outras decisões que pudessem mudar o curso de nossa vida?
            De tanto pensar nestas questões acabei tendo um sonho numa noite destas. Parecia que votara no tempo há cerca de trinta anos, mas com a fisionomia atual. Andei pela rua onde morava e me via ali brincando e conversando com antigos amigos, alguns rostos familiares, sendo uns se tornaram médicos, professores, dentistas, outros empresários, promotores, juízes e infelizmente, alguns já não estão em nosso meio e outros presos.
 Fiquei no local assistindo tudo aquilo de longe, depois tomei coragem e com muito cuidado aproximei de mim mesmo. Tentei ser cordial comigo mesmo, mas para meu espanto aquele eu ainda não era eu. Ele simplesmente me renegou, tentei lhe falar das coisas boas que poderia pensar e fazer, mas eu ria de mim mesmo, foi impossível manter o diálogo, poderia ficar ali o dia todo que não conseguiria nada comigo mesmo então desisti de mim mesmo e acordei.
Fiquei impressionado com esta experiência, pois a carga emocional foi intensa. Então nos dias seguintes comecei avaliar melhor meu próprio currículo de vida e passei a perceber o tanto que Deus foi bom comigo. Ele não desistiu de mim, me atraiu sempre para si, mesmo na escuridão, pude perceber em pequenos fatos e até mesmo as grandes oportunidades que Deus me proporcionou. Minha vida poderia ser melhor? Sem duvida que sim, mas não seria olhando para trás que tentarei mudar meu presente, sendo que o meu presente diante de Deus ainda faz parte do plano que ele tem para minha vida.
            Se você, assim como eu, às vezes é tomado por este tipo de crise e retruca consigo mesmo dizendo: Se eu fizesse assim? Se optasse por tais escolhas certamente minha vida seria diferente? De fato muitas coisas poderiam ser diferentes, mas e daí? A realidade é o aqui e agora, é neste contexto que ainda pulsa meu coração, é nesta realidade que ainda avalia e decide minha consciência, se algo ainda tem que acontecer comigo tem que ser a partir de hoje. Continuo a chorar o leite derramado ou me abro para as mudanças que Deus ainda que fazer em minha vida.
 Mas e o tempo já foi? Você pode me questionar, agora não dá mais, perdi minhas oportunidades, não me resta muito a fazer. Neste sentido quero te contradizer um pouco.  O sentido de tempo para Deus esta num plano diferente do nosso, o tempo em que vivemos é linear (cronos), estamos presos neste tempo enquanto vivemos neste mundo. Deus opera no Kairós, ou seja, é o tempo em que Deus intervém na história de nossa vida trazendo outros sentidos e projetos, dando condições de mudanças profundas em toda dimensão do nosso ser. Conforme explica o teólogo Paul Tillich acerca do Kairos: “Seu sentido original – o tempo oportuno, o tempo de agir – deve ser contrastado com o chronos, o tempo mensurável ou tempo do relógio. O primeiro é qualitativo, o segundo, quantitativo. A palavra inglesa timing expressa algo do caráter qualitativo do tempo, e se falássemos de um timing de Deus em sua atividade providencial, este termo se aproximaria da palavra Kairos. No grego corrente, a palavra significa a boa oportunidade para uma determinada ação. Assim a consciência de um Kairos é uma questão de visão. Ele não é objeto de análise de cálculos é uma experiência existencial”.
Portanto Kairos é o tempo das transformações, acontecimentos que poderiam durar anos e anos para ocorrerem, no tempo de Deus poder ocorrer num abrir e fechar de olhos. Foi no grande Kairós que Deus enviou seu filho Jesus e mudou a história da humanidade, foi no Kairós que ocorreram os grandes avivamentos da história da Igreja, foi no Kairós que o mar se abriu para o povo passar, caso contrário todos pereceria, foi no Kairós que os milagres aconteceram e transformaram vidas. Portanto no Kairos de Deus não existe muito ou pouco tempo para produzir mudanças significativas em nossas vidas, assim tenha bom ânimo é tempo de Deus na sua vida.
Agora uma boa notícia para aqueles que se encontram cansados e desestimulados para novos tempos de Deus em sua vida. Um pequeno texto do profeta Isaías, que profetiza esperança a todos que creem na graça Divina. 

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40. 28-31 (NVI)

Um ícone da bossa Nova, Wanda Sá, uma filha de Deus que tem ao longo dos anos relizado um belo trabalho tanto no Brasil como no exterior, com parcerias de primeiro nível como a de Roberto Menescal. Aqui um clássico do saudoso Sérgio Pimenta: Resposta Certa.




Ah!!! se pudéssemos concertar o tempo, que bom seria ? Curta agora este vídeo.





Comentários