Fim do dias 2012. Será?


Por Leônidas Almeida



"Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada" 2Pd  3

         Quanto ao tempo exato ninguém pode afirmar em termos de data, nem os profetas e suas profecias serão capazes estabelecer uma data para tal acontecimento, pois o próprio Jesus Cristo, o filho de Deus, afirmou desconhecer, porém ele aponta alguns sinais. "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mt. 24.36. Em todo o capítulo 24 do evangelho de Mateus Jesus discorre sobre o tema, assim é importante a compreensão do texto. Além disso cabe ressaltar que Deus opera no Kairós (Tempo Divino) e nós estamos presos no Cronos (Tempo linear)- confira texto ao lado "o fluxo do tempo a nosso favor entre o Cronos e o Kairos"-, assim não ignoreis uma coisa, "que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia". 2 Pd 3.8

         Entendo que o primeiro grande sinal enfatizado por Jesus, não trata-se de guerras, terremotos e fenômenos naturais, isto ocorrerá mas não será o grande sinal do fim.  Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Mt 24.6

         Também não será o surgimento dos falsos profetas bem como das perseguições aos cristãos, e o esfriamento do amor, isto certamente ocorreu e ainda ocorrerá, mas também não será o sinal principal dos finais dos tempos. Todas estas coisas será apenas o que chamou Jesus de "início das dores" Mt.24.8.

         Então quais serão os sinais mais evidentes sobre o fim dos tempos? Serão três os sinais mais importantes: 1) A pregação do Evangelho em todo o mundo vs 14; 2) A ocorrência do "sacrilégio terrível" Vs.16, e 3) Um tipo de sociedade muito semelhante aos dias de Noé, ou seja, nos dias anteriores ao dilúvio, a sociedade do "oba oba", totalmente insensível as realidades espirituais que os cercam, onde ser religioso e temente a Deus como Noé, erá visto por aquela comunidade como uma piada, no linguajar atual, um grande "babaca", pois viviam comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca" vs. 37.

         Quanto a pregação do Evangelho em todo o mundo, creio que está praticamente concluída, devido ao processo de globalização, principalmente agora com a internet. Este blog com apenas alguns meses em funcionamento, recebe visitas constantes de diversas regiões do globo, desde a Rússia, Europa, América do Norte e América Latina, já recebi contatos com locais que nunca tinha visto ou sequer ouvir falar. Tenho ainda outros projetos para o futuro, mas certamente preciso de ajuda, caso você tenha a mesma preocupação faça contato conosco, pois entendo que a mídia via internet vai superar em muito as outras: Tvs e Rádio, principalmente pelo baixo custo tanto de emissão como recepção de dados e ainda pela expansão das redes sociais.

         Hoje é possível uma tribo indígena nos confins da terra, com pouco investimento, receber e enviar qualquer tipo de informação escrita ou com som e imagens. Podemos viabilizar células satélites em qualquer parte do globo unidas on-line tanto para pregação do evangelho assim como edificação e treinamento. O importante é investir no conteúdo e no formato da mensagem, que infelizmente ainda estão precárias. Basta fazer algumas visitas na blogosfera cristã que verás, com raras  exceções, heresias disseminadas pela teologia liberal da porta larga e a teologia da prosperidade querendo implantar o céu na terra com falsas ilusões de riqueza, exceção aos líderes cada vez mais ricos, combinada com a síndrome das celebridades vazias de conteúdos, que além de supérfluos são superficiais. Todos sem referenciais consistentes nas Escrituras, enfim, onde estão os crentes bereanos de hoje que examinam tudo pelo filtro das Escrituras?. At 17.11

         Muitos poderão argumentar que faltam muitos lugares, tribos, povos e nações, e ainda em outros países, como o Irã, é proibido a pregação do evangelho, atualmente o Pr. Youcef foi condenado a morte pelo simples fato de ter se convertido ao Cristianismo, aqui temos uma vantagem, pois nas redes não existem limites territoriais. Entretanto o texto é claro, não se trata de conversão pura e simples, o importante é que o evangelho seja anunciado como "testemunho em todas as nações" da terra.

         A citação dada por Jesus a respeito do "sacrilégio terrível", em referência a uma profecia feita pelo profeta Daniel que diz:  "Esse rei fará com muitos povos um acordo que durará sete anos; mas, quando passar metade desse tempo, ele acabará com os sacrifícios de animais e as ofertas de cereais no Templo. “O grande terror” será colocado no lugar mais alto do Templo e ali ficará até que aquele que fez isso seja destruído, conforme Deus resolveu." Dn 9.27. Segundo as melhores interpretações (1) deste texto, trata-se da profanação do templo feita por um rei ou líder mundial, que provavelmente trata-se do anti-cristo.

          Atualmente quase em todas as nações da terra o Estado tem procurado se envolver em questões de natureza religiosa. Aqui no Brasil já existem projetos de lei que visam criminalizar expressões e forma de vida do crente, uma intromissão indevida nos dogmas da fé. Assim não se espante que as tais perseguições que já houveram no passado retornem a afrontar os filhos de Deus. Note que a parte b do versículo 9 (sublinhado) ainda não se cumpriu:  "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Mt 24.9.  Então cuidado: Cristianismo e populismo não combinam, e a teologia liberal da estrada larga é mentirosa.

         Este tema possui várias nuances em relação ao local onde ocorrerá este sacrilégio, provavelmente poderá ocorrer no mesmo local da reconstrução do templo de Salomão que também foi profetizado por Jesus. Note também que este sacrilégio esta ligado a um processo de idolatria que diviniza a humanidade em relação a uma determinada pessoa. Fique atento aos jornais, principalmente notícias ligadas ao Estado de Israel, e a cidade de Jerusalém, considerada sagrada para as três religiões monoteístas mundiais (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo), portanto centro de atenção de toda agenda militar mundial e onde a paz tão sonhada e almejada a cada dia parece mais distante, pois ainda não existe uma liderança carismática capaz de viabilizar esta paz.

          Enquanto escrevo para este blog, ocorre o acirramento de uma provável guerra entre o Irã e Israel, inclusive com efeito direto nos preços do barril de Petróleo. Note a referência neo-testamentária em relação ao Povo Judeu citado pelo Ap. Paulo. "E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez. Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?" Rm 11.23-24 (Leia todo o capítulo 11 desta epístola).

     O terceiro grande sinal será uma sociedade muito semelhante aos dias de Noé. Naqueles tempos viviam os seres gigantes na terra, homens denominados de Nefilim, gigantes em poder e grandeza humana no sentido de possuir alto teor destrutivo, ou seja, frios e empedernidos, alguns acreditam que tratam de uma mutação genética entre homens e anjos caídos, no aspecto moral e ético uma sociedade degradada pelo pecado e pela violência, onde a vida do próximo não vale nada. Assim o afastamento e o esfriamento da sociedade moderna em relação ao reino de Deus é uma realidade concreta nos dias atuais, não existem mais absolutos, tudo deve ser relativizado se for para o prazer pessoal imediato, até mesmo a eliminação de um feto - ser vivo - (aborto) em função de uma gravidez não programada, a rejeição pura e simples dos princípios bíblicos, tem efeitos diretos na própria sobrevivência do homem criado por Deus, é como se um vírus de morte e destruição se multiplique em todas formas de vida na terra.

      Em geral esta sociedade está totalmente alienada dos planos de Deus para o mundo, uma sociedade hedonista onde o que vale é ser feliz aqui e agora, o pior é que muitas Igrejas estão embarcando nesta ideologia, portanto será neste tipo de mundo que virá o filho do homem e o início do Juizo Final. "O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.  Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.  Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça." 2Pd 3.10-12.

     A minha oração é que você saiba que Deus é amor, mas é justo e soberano. Nada que ocorre esta fora do seu conhecimento, posto que todo ser humano tem a liberdade de escolha (livre arbítrio),  no entanto uma intervenção Divina nesta dimensão da existência é certa, pois não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hb 4.13 Embora o corpo que veio do pó e ao pó retornará a alma humana é eterna. A nossa esperança é, ao invés de terror e medo, que este dia será o momento em que Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima; pois não haverá mais morte, nem pranto, nem dor, nem clamor, porque as primeiras coisas são passadas e viveremos em novos céus e nova terra, onde habita a justiça e paz. Então se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Jo 3.16 e Ap.21.4



A PROFECIA HOLLYWOODIANA - Fim dos dias 2012. Sera ?


1. Trata-se da corrente dispensacionalista onde  o príncipe fará aliança com muitos judeus pelo espaço um sete. Como retribuição à fidelidade que os judeus lhe demonstrarão, ele lhes permitirá que reconstruam o templo e realizem sacrifícios. No meio desse sete (isto é, após 3 1/2 anos), ele violará a aliança, e terá começo uma feroz perseguição que se prolongará para os anos restantes.

OBS: Este texto é apenas um introdução ao tema, pois não teria como tratá-lo com maior profundidade neste espaço. Caso você tenha curiosidade em avançar nestes estudos fazer contato pelo e-mail e teremos grande satisfação em lhe indicar uma boa bibliografia: grupocaminhodapaz@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido