Uma luz na escuridão




Por Leônidas Almeida


  “Vocês são a Luz do mundo - uma cidade sobre um monte, brilhando durante a noite para ser vista por todos”  Mt. 5.14 (Viva)

         Em geral a luz esta ligada ao conhecimento, o movimento iluminista foi um exemplo disto, por isso muitas pessoas se auto qualificam como iluminadas em virtude do tipo de conhecimento que possuem.
         Apesar da ciência ter se multiplicado, paradoxalmente a modernidade ainda convive com as guerras, fome, violência urbana, doenças incuráveis, etc. Neste ponto lembro os grandes luminosos cogumelos atômicos que destruíram Hiroshima e Nagasaki e ainda hoje, "fantasmas do mundo real", ameaçam a humanidade. Portanto é neste contexto que  Jesus propõe, aos seus seguidores: trazer luz em meio as trevas. Apesar de todos esforços humanos pela busca do conhecimento, as trevas causadas pelo egoísmo humano que o aliena de Deus, denominado teologicamente de "pecado" é a causa fundamental de toda história do sofrimento humano. Assim cabe aos seguidores de Jesus mostrar sua luz ao mundo.
         A partir da experiência do cotidiano humano, muitas vezes ao ver o noticiário policial, aqui e ali notamos exemplos de pessoas que apesar de possuírem profundo conhecimento intelectual em diversas áreas do pensamento humano, que envolvem-se em tristes fracassos em sua vida pessoal cometendo crimes bárbaros, sejam motivados pelos chamados crimes passionais ou por intenções corruptas ligadas ao desvio de dinheiro: seja de instituições públicas, privadas, religiosas, Ongs e familiares. "De fato o homem possui conhecimento, mas não está aplicando o mesmo; e é precisamente aí que os "pensadores" se sentem perdidos, pois a dificuldade do homem não está em seu intelecto; está em sua natureza, suas paixões e embora se procure educar e controlar o homem, de nada adiantará isso enquanto a sua natureza continuar pecaminosa e decaída" salienta MLJones.
         Se realmente você deseja ser luz, em primeiro lugar é necessário que você passe pela experiência do sal, pois se a nossa língua falar acima da nossa vida isto terá pouco valor, por isso a necessidade de ser sal é mencionada antes da oportunidade de se tornar luz, porém hoje as pessoas fazem justamente o inverso deixando somente um rastro de frustrações e desilusões no seu caminho, além de um péssimo exemplo para os observadores de plantão. “Vocês são o Sal da terra que a tornou suportável. Se perderem seu sabor, que acontecerá ao mundo? Vocês mesmos serão jogados fora e tratados como coisa sem valor”. Mt. 5.13
         Para que possamos dissipar as trevas em nossas vidas devemos ir á origem da luz e do verdadeiro conhecimento que provém do alto, que está em Cristo, "porque o plano secreto de Deus, agora finalmente revelado, é o próprio Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros poderosos e inexplorados da sabedoria e do conhecimento". Cl.2.2-3.
         Muitos de nós desejamos ser luz em meio a luz, porém a luz que recebemos de Cristo deve não somente trazer as coisas ocultas das trevas, mas também procurar explicar a causa da existência das trevas. Assim este conhecimento não deve ficar somente restrito naquilo que conhecemos como sendo vida religiosa, ou seja restrito ao perímetro da Igreja. A luz do conhecimento deve expandir para nossos relacionamentos familiares e interpessoais; Avaliar nosso conhecimento intelectual a respeito de nossa formação profissional; Formar nossas aspirações políticas sem paixões ideológicas que nos impeçam de discernir a verdade; Aprofundar nossos deveres como cidadãos a partir de uma visão crítica e reativa a todas forças obscuras que operam como fontes geradoras de trevas e morte. Neste ponto, sinto falta de ler um artigo econômico, político, filosófico, jurídico, científico de um pensador Cristão contemporâneo, ou tem luz escondida por ai?.
         Enfim esta luz deve invadir cada área de nossas vidas sinalizando a presença de Cristo. Segundo Giddens há quatro dimensões que demandam soluções a serem criadas pela pós-modernidade: a superação da economia baseada na escassez, a participação democrática de múltiplas camadas, a desmilitarização e a humanização da tecnologia. Assim entendo que os desafios a todos nós ainda estão sobre a mesa demandando uma boa dose de novas idéias iluminadas.
         A minha oração é que a luz que ilumina a todo homem te inspire neste momento com o conhecimento que provém de Cristo; Que sensibilize sua alma, corpo e mente para que você possa criar novos poemas e canções; Possuir novas idéias de empreendimentos financeiros e imobiliários de forma humanizadora; Criar novas propostas alternativas para solução de problemas relativos a humanidade, como a questão ambiental; Promover novas formas de ministérios cristãos mais inseridos no contexto do homem contemporâneo fundamentado no evangelho, mas que dialogue com as questões da atualidade. Que a luz de Cristo nos ilumine para novos desafios de nossa geração.


Uma linda canção de Kari Jobe, "We are", que ressalta o que realmente devemos ser.


Comentários

  1. É um excelente tema. Minha oração é que Deus ilumine e inspire o autor destes maravilhosos textos. E que continue sendo usado e ousado, por Deus na pessoa de Cristo Jesus em favor das almas tão carentes de boas explicitas mensagens inspiradas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem-vindo e faça suas considerações.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido