DEUS TE CONHECE E SABE QUANDO E QUANTO VOCÊ SOFRE - (Salmo 139)




Por Leônidas Almeida

        

            Quando sofremos por determinada coisa, fatos ou pessoas, somos conduzidos a nossa solidão, pois para cada pessoa o sofrimento é único e pessoal. Assim o teu e o meu sofrimento está sendo presenciado diante da onisciência de Deus, porém é importante que nos coloquemos diante dele com nossa verdade, nossa dor e nossas fraquezas.

         Como Deus é Espírito e o Espírito foi enviado para que seja nosso consolador, não temos como fugir de sua presença, e por isso podemos contar com ele a cada momento de nossa existência.

         Se o sofrimento é proveniente do nosso corpo, devemos entender que somos suas criaturas, que ele sabe de cada célula e gota de sangue e suor que provém deste corpo, ainda limitado nesta existência, desde quando fomos gerados no ventre da nossa mãe, assim ele pode também restaurar nossos corpos, porém nossa maior expectativa deverá ser quando nosso corpo for revestido do corpo imortal e incorruptível  e que em breve estaremos com ele.

         Se o nosso sofrimento é decorrente de frustrações pessoais, do tipo: pisei na bola, vacilei, perdi mais uma oportunidade, etc. Também devemos alimentar nossa esperança nele, pois já planejou todos os dias da nossa vida e cada um deles já estava registrado.

         Se o sofrimento é causado por terceiros que desejam de alguma forma te prejudicar, ele também já sabe destas artimanhas humanas, não cabendo a nós a vingança, pois Deus é justo juiz e certamente dará sua sentença em momento oportuno.

         A minha oração é para que o Senhor sonda o nosso coração, esquadrinhe nossos pensamentos e nos reoriente em sua direção, que o nosso sofrimento tenha uma dimensão libertadora e provoque um novo olhar sobre nossa vida, para que possamos percorrer o caminho que conduz a vida eterna.
Silvia e Henrique em Silêncio Presente

Salmo 139 - Viva.
         SENHOR, TU EXAMINASTE a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito.  Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos.Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca. Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão.
                 Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender!  É impossível fugir do teu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus! Se eu subir bem alto em direção ao céu Tu estás lá; se eu quiser descansar no reino dos mortos, lá também Te encontrarei.  Se eu voar para as partes mais distantes do oceano com os primeiros raios da manhã, até ali a tua mão dirigirá os meus passos e o teu poder me dará forças para ficar de pé. Se eu tentar me esconder de Ti na escuridão, Tu transformas a noite em dia claro.  Para Ti, a escuridão nada esconde, a noite mais escura é dia claro; a escuridão e a luz são a mesma coisa.
                 Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe.  Eu Teu agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem.  Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra.
         Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro! Senhor, como são importantes para mim os teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos de areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, sinto que fico mais perto de Ti.
                Eu desejo Senhor que Tu destruas os pecadores rebeldes! Para longe de mim, homens malvados e violentos! Vão embora! Eles ofendem a Deus abertamente, cheios de ódio e maldade nos corações. Ó Senhor, eu odeio os que Te odeiam! Teus inimigos são meus inimigos também. Realmente odeio essa gente que Te despreza; para mim, são inimigos mortais.
                 Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido