Buscar a Deus é renovar a mente - Metamorfose - FINAL - Video.

Por Leônidas Almeida




A metamorfose é uma experiência única, pois trata-se de um ser que se transforma em outro. A borboleta não nasce de uma pequena borboleta (filhote), mas de uma lagarta, que rasteja pelo chão e passa boa parte de sua vida vendo o mundo sob esta perspectiva.

Esta transformação ocorre quando a lagarta envolve-se numa pupa, torna-se uma crisálida e isola-se do mundo. A partir deste momento passa por profundas transformações interiores de ordens físicas e também sensitivas que após um período de maturação liberta-se do casulo e passa para uma nova vida.

Talvez seja pensando nisto que Paulo viu a necessidade de também termos nossa metamorfose espiritual, isto ocorre de forma bastante parecida. Pois também temos que rejeitar as influências do mundo no curso de nossas vidas, durante a experiência do casulo mudanças difíceis de entendermos dão o início do processo: Lutas, dificuldades, medo, ansiedades, resistências e pressões de todos os lados, porém o poder regenerativo e transformador do Espírito de Deus em nós nos impulsiona para fora, dá inicio há uma nova criatura, o novo homem, que embora ainda vive neste mundo passa a ser cidadão do céu, e então é credenciado como embaixador do reino de Deus aqui na terra.

A metamorfose espiritual não é simplesmente um processo de evolução do ser humano, mas fruto da ação de Deus no ser humano  no sentido de manifestar a plena vontade de Deus na vida de uma pessoa. Esta experiência da metamorfose é equiparada a experiência do Novo Ser regenerado, justificado e que é inserido no processo de santificação. Esta experiência envolve a consciência de algo que ocorre a alguém que foi possuído pela Presença Espiritual, isto de fato é chamado de "novo nascimento" ou "regeneração", onde o Espírito Divino se apodera de uma pessoa pela fé.

Aqui você poderá se angustiar e questionar: Será que realmente nasci de novo? E se não renasci, será que Deus não vai me rejeitar? Em Deus sempre seremos aceitos apesar de inaceitáveis. Podemos ainda questionar: Como posso aceitar que sou aceito? Qual a fonte dessa fé? A única resposta plausível é: Deus mesmo, como Presença Espiritual que cria uma metamorfose em nós rumo ao novo ser.

Para Lutero, a dádiva do Espírito é a certeza de que somos aceitos por Deus, a fé na justificação do pecador por Deus. Ainda podemos questionar: Que posso fazer para experienciar o Novo Ser? A resposta será que somente uma pessoa que tem este tipo de preocupação ultima a respeito do seu estado de alienação (separação) de Deus, já está tomada por si mesma pela Presença Espiritual.

Finalmente  o novo ser renasce tendo em Jesus como o Cristo, este é o critério ultimo de todo processo de cura, restauração, regeneração e libertação.  Assim podemos afirmar com certeza: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Co 5,17
Atenção, veja primeiramente este vídeo sobre esta experiência da Metamorfose, e em seguida estarei complementando o texto a partir do vídeo.





Referências Bibliográficas: Tillich, Paul. Teologia Sistemática. 5a Ed. Est - Sinodal 2005. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES