A AGUA VIVA E A SEDE ESPIRITUAL


Por Teol. Leônidas Almeida
 
 

"Mas a água que Eu dou", disse Ele, "tornar-se dentro de todos uma fonte permanente, dando-lhes de beber a vida eterna para sempre". Jo 4.14 

        Esta é uma das repostas mais profundas reveladas por Jesus a uma mulher a respeito da essência de sua mensagem em todo o evangelho.

        Após uma longa jornada com seus discípulos, Jesus resolve dá uma parada para descansar, estava exausto, próximo ao Poço de Jacó em Samaria, o qual mesmo diante do seu cansaço viu uma oportunidade única para interagir com alguém que necessitava conhecer algo do Reino de Deus.

        Naqueles tempos um diálogo de um Judeu (Jesus) com uma mulher Samaritana, era totalmente fora dos padrões da época, pois os samaritanos eram mestiços, remanescentes das tribos setentrionais que foram levados cativos quando da queda de Israel em 722 a.C. Assim os samaritanos miscigenados racial e religiosamente, eram abominados pelos Judeus e ainda o agravante dos Samaritanos não reconhecerem o local de adoração estabelecidos pelos Judeus, os quais construíram um templo rival no monte Gerzim.

        No diálogo de Jesus com aquela mulher samaritana revelou sua capacidade de transcender a todos preconceitos sociais e religiosos do seu tempo, no sentido de buscar a todos que necessitam de um encontro transformador com aquele que poderia dar sentido real para vida. Por isso a surpresa revelada pela mulher com o diálogo proposto por Jesus  "A mulher ficou surpresa que um judeu pedisse qualquer coisa a uma "desprezada samaritana" - geralmente eles nem falam com elas! - e comentou isso com Jesus." Vs.9.

        Sente-se excluído ou desprezado pelos homens, sociedade e até por sua família, saiba que Jesus está interessado por você, seja qual for seu estado ou circunstância no qual se encontra.

        Jesus percebendo a carência espiritual da mulher vai direto ao assunto e lhe diz: "Se ao menos soubesse que presente maravilhoso Deus tem para você, e quem sou Eu, você Me pediria um pouco de água viva!" Vs.10.

        A mulher sem perceber a amplitude espiritual libertadora que Jesus teria lhe proposto, apenas respondeu a Jesus que aceitaria aquela tal "água viva" pois isto lhe tiraria o incomodo de todos os dias estar naquele local para matar sua sede física, assim para aquela mulher, a água viva  de Jesus seria um novo produto no mercado que resolveria um tipo de necessidade específica e de validade temporal limitada para aquele problema.

        Infelizmente muitas pessoas tem este tipo de relacionamento com Deus, não atentam sobre a amplitude da obra que Deus pode fazer em suas vidas e ficam a todo momento buscando soluções mágicas para determinado problema, vão sempre em busca da benção, porém não percebem o que o doador da benção deseja para suas vidas.

        Jesus não desiste de se revelar inteiramente para aquela mulher e confrontá-la a respeito de sua real necessidade existencial e então lhe diz: "Vá buscar seu marido", então a mulher responde para Jesus que não era casada e Jesus de fato confirma a verdadeira situação daquela mulher: "Isso é uma grande verdade! " falou Jesus. "pois você já teve cinco maridos e nem é casada com o homem com o qual está vivendo agora". Vs.18.

        Jesus procura mostrar para mulher o que levara a mesma a buscar sentido para sua vida em tantos relacionamentos frustrados, pois até então ela não tinha encontrado o que realmente poderia dar sentido único e ultimo para sua vida, ou seja a "água viva" oferecida por ele: "Mas a água que Eu dou", disse Ele, "tornar-se dentro de todos uma fonte permanente, dando-lhes de beber a vida eterna para sempre".

        Muitos de nós passamos e gastamos nossas energias procurando novos sentidos e razões para nossas vidas, novas experiências que possam trazer respostas existenciais significativas, vamos em busca da trindade do prazer - dinheiro, sexo e poder - como a única saída para nossa vida miserável. Vamos e retornamos várias vezes ao poço na busca frenética por algo que possa dar sentido em nossas vidas e deixamos para trás apenas as marcas da desilusão.

        Os relacionamentos quebrados e frustrados vivenciados pela mulher foi a forma de Jesus trazer a tona os seus pecados decorrentes da ilusão que ela pudesse curar seu vazio interior e aliviar sua dor. Isto produziu uma profunda sede na alma, que na busca de paz em diversos relacionamentos, apenas aumentou sua dor pelos diversos desencontros relacionais experimentados por ela.

        Assim este é o convite para todos: VENHAM, TODOS VOCÊS que estão sofrendo de sede, venham beber! E vocês que não têm dinheiro, venham comprar de graça vinho e leite! Venham comprar e comer! Por que vocês vivem "gastando seu dinheiro, se esforçando à toa para comprar coisas que não matam a fome? Ouçam o que Eu digo, e vocês poderão comer comidas deliciosas para alimentar suas almas! Is 55.1-2.

        Deste modo aquela mulher não ficou muda, pois estava na presença de alguém que tinha mais do que simples conhecimento e sabedoria humana, pois Jesus se apresentou como alguém que verdadeiramente poderia dar novo sentido para sua vida: A mulher disse: "Bem ao menos eu sei que o messias virá - aquele que se chama Cristo - e quando ele vier, explicará tudo para nós. Então Jesus lhe disse: "Eu sou o Messias!. Vs.25-26

        O lugar e forma do culto deixa de ser importante, mas sim aquele que é adorado passa a ser a diferença:"Vem chegando a hora, mulher, quando não nos preocuparemos mais em adorar o Pai aqui ou em Jerusalém. Porque não é onde adoramos que tem valor, mas como adoramos. Vs.21

        A minha oração, mesmo para aqueles já tiveram este encontro com Jesus, mas as vezes somos levados ao engano pelas miragens no deserto, pela forma que este mundo tem proposto como projeto de vida feliz pela busca insana do prazer pelo prazer. Saiba que existe uma pessoa especial que pode matar a sede da alma e nos libertar do engano do pecado.
 
Ouça este clássico da Música Cristã: Tantos Amantes e Água da Vida, ambas da dupla Guilherme Kerr Neto e Jorge Camargo, gravadas no CD Vento Livre.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido