O FUTURO COMEÇA HOJE


Por Teol. Leônidas Almeida



"Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades". Jesus Cristo -  Mt. 6.34

        Numa leitura superficial deste trecho das Escrituras pode dar uma impressão que o importante é viver o dia de hoje sem nenhum tipo de planejamento ou preocupações futuras.
        Então aquilo que procuramos estabelecer para um novo ano como metas das mais simples: um plano de dieta a ser cumprido, fazer exercícios físicos, separar em nossa rotina mais tempo para a família e amigos, dedicar-se algum tipo de hobby que lhe dar prazer, etc. Assim como mudanças radicais em nossa vida: mudança de emprego, mudança de local de residência, mudança de Igreja, etc. Deste modo podemos concluir erroneamente que não devemos fazer planos e projetos pessoais para o novo ano.

        Em primeiro lugar o texto é claro que o problema não está em estabelecer planos e sim estarmos preocupados com estes planos futuros, pois o resultado disto certamente será a ansiedade. Podemos fazer planos para nossas vidas, este não é o problema, podemos ter desejos e novas expectativas de vida, porém precisamos entender que estas mudanças e projetos futuros não devem ser o centro de nossas preocupações. A nossa vida deve estar ancorada em Cristo, pois é ele quem supre nossas verdadeiras necessidades. 

        Então comece o ano fazendo planos, mas ponha todos eles diante de DEUS, honre a ele com estes planos. "As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR". Pv 19.21.

        Tenha consciência que tais mudanças sejam frutos de ideias e desejos que estão em nossa mente e coração e que anelamos que sejam concretizados em nosso mundo real, porém saiba que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Sl 37.4. 

        Infelizmente muitos de nós tem uma visão de um Deus como um ser mesquinho e redutor de nossos desejos e alegrias, é como se ele criasse o prazer e ao mesmo tempo proibisse que desfrutemos daquilo que ele nos doou. Então "vá em frente. Coma com prazer a sua comida e beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz. Procure sempre parecer feliz e satisfeito". Ec. 9.7-8. Aqui ressalto que não devemos confundir prazer doados graciosamente por Deus a nós com os prazeres transitórios do pecado que apenas nos separam do próprio DEUS e ainda destroem nossa vida. 
        O resultado do amanhã é fruto de nossas ações no dia a dia, semeie a todo tempo que amanhã certamente virá a colheita. Assim para aqueles que desejam e precisam de emagrecer não diga consigo mesmo que a partir de segunda feira não como isso ou aquilo, comece a fazer sua dieta hoje.

        Se deseja aprender a tocar um instrumento, por que não tê-lo o mais rápido possível? Estamos tão focados nos resultados de curto prazo e ficamos dispersos no processo, talvez seja este o motivo pelo qual muitos de nossos planos não são concretizados no decorrer do ano.

        O empresário e administrador Henry Ford só conseguiu ao mesmo tempo ter uma boa produtividade a baixo custo quando iniciou o processo de divisão de tarefas e desta forma aumentou a eficiência individual de cada trabalhador e obter êxito na produção em larga escala dos seus veículos. Portanto o resultado final é uma sucessão de diversas partes de um processo de ações que devemos implementar em nosso cotidiano.

        Outros desejam ler mais as Escrituras ou livros que consideram importantes para seu progresso intelectual e espiritual. Em particular sobre as Escrituras, inicie a ler um capítulo por dia, comece pelos evangelhos, intercale com a leitura de Salmos, leia as cartas Paulinas, que procura trazer uma explicação elaborada sobre as Escrituras, por fim, aos mais jovens não deixem de ler Provérbios, a sabedoria necessária para a chave do sucesso. Enfim o importante é ler, um pouquinho hoje, anote em seu diário, abra um arquivo no seu PC/Note para controle diário. Lembre-se: Foque no processo e deixe os resultados com Deus. 

        Ressalto a respeito da importância das Escrituras, pois tem um forte impacto em nossa fé pessoal. Por analogia entendo que as Escrituras é um tipo de GPS para o discípulo que deseja encontrar a vitória em todas áreas de sua vida sem precisar de se perder durante a caminhada gastando tempo e energias desnecessárias, sem falar daqueles que estão suscetíveis a cair em armadilhas de falsos obreiros e mestres que andam por ai.

        O mesmo ocorre com a oração, tire alguns minutos em horário mais calmo, intercale estes minutos durante o dia, se tiver períodos de insônia, como eu, Ótimo!! levante e aproveite para orar, ore por você, ore por familiares, ore pelos amigos e também pelos inimigos, ore pelos colegas de trabalho, caso não tenha ninguém para orar, então pode orar por mim (rs rs rs..). Quanto a insônia? Vai notar que após alguns minutos de oração o sono vai chegar com toda força, pois a oração elimina a ansiedade e te conduz a paz.

        Coloque seus planos em oração, coloque sua vida em oração, coloque suas tristezas em oração, fale com Deus, as vezes faça algumas interrupções enquanto ora, durante o silêncio certamente ouvirá a voz do Espírito de Deus lhe trazendo consolo, ideias novas e alívio para mente. O resultado imediato é que seu nível de ansiedade não terá forças para resistir a paz que vem do Espírito, seja persistente neste caminho de paz.

        Aqueles exercitados na oração certamente entrarão num nível mais profundo de espiritualidade a medida que a chave da vitória neste mundo  esta relacionada a respeito da batalha que temos que travar no mundo espiritual, e isto certamente envolve oração intensa. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Ef 6.13

        Nos capítulos 10, 11 em Daniel ocorre um tipo de analogia em relação aos governos da Pérsia, Grécia, Síria e Egito é reflexo duma batalha angélica no céu. Aqui dois príncipes ou anjos maus, da Pérsia e da Grécia, peleja contra um anjo de Deus que aparece para Daniel e que foi socorrido pelo bom príncipe, Miguel, um dos chefes dos anjos. "O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia". Dn 10.13 

        Conclui-se que existem duas esferas inseparáveis e simultâneas de atuação para a igreja nos dias atuais, a espiritual e a histórica e social, de tal forma que os dois se confundem. Desta forma ore sempre pelo Brasil, nossa frágil democracia muitas vezes foi violentada no decorrer da nossa história.

        O famoso psiquiatra Carl Jung relatou que no período depois da Primeira Guerra Mundial e logo antes de Hitler chegar ao poder, seus pacientes alemães sofriam do distúrbio de pesadelos mitológicos de violência e crueldade que pareciam transcender  os limites da consciência pessoal. Algum monstro profundo e esquecido estava se mexendo, prestes a irromper no mundo, encarnado não em um endemoniado solitário e selvagem entre os túmulos, mas um homem capaz de galvanizar uma nação inteira numa possessão diabólica*. 
        Finalmente, para não perder o foco, coloque seus planos e metas num lindo cartaz e quando for orar o leve consigo e apresente este esboço ao Espírito criativo de Deus. A minha oração é que neste ano, você e eu não fiquemos focados apenas nos resultados imediatos, pois a única coisa que pode produzir em nós é aumentar a carga de ansiedade. Desista do desejo maligno de manipular os outros no sentido de obter sucesso em suas conquistas. Então se delicie em entrar na presença de Deus diariamente, tenho certeza que muita coisa poderá contabilizar durante o ano, um ano cheio de vitórias para mim e para você amigo(a).


Ouça esta canção (Legendada) com Hillsong - You Hold Me Now  





Notas bibliográficas:

CARRIKER, Timóteo. Reflexões de Efésios 3.4 "O ministério integral"

* Citado por WINK, Walter. Unmasking the Powers: The Invisible Forces that Determine Human Existence. Philadelphia, 1986.p.50.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DINÂMICA DA FÉ

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

Os sinais da frustração e da neurose.