O caminho da salvação


Por Teol. Leo Almeida



"Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo". São Paulo - Rm. 10.9


Passe alguns momentos assistindo aos programas religiosos televisivos e poderá perceber que se fala de tudo: prosperidade, libertação, quebra de maldições hereditárias, declarações de vitória, cura, restituição, desafios de fé de todo tipo, e ainda mais outras infinidades de promessas ao gosto do freguês, porém não se dá o valor a principal questão do evangelho: A necessidade de ser salvo em Cristo Jesus, marco inicial para que qualquer pessoa experimente bençãos decorrentes da obra de salvação dada por Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós. "Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido. ” Rm. 10,11. 

O profeta Isaías a 700 anos AC, mostra com clareza que toda sorte de benção, cura e libertação ocorreria pela entrega do ungido, o filho de Deus prometido por nós, é nele que somos libertos do pecado e passamos a usufruir as diversas bênçãos de Deus. Portanto nenhuma promessa humana ou mesmo de determinado credo ou confissão religiosa não poderá ser superior aquilo que Cristo já nos deu em decorrência do seu amor por nós quando foi morto na cruz. "Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Is. 53.5

Também nas Escrituras constante no novo testamento o testemunho apostólico referente ao aspecto salvador na vida de Jesus aqui na terra é contundente e decisivo quando declaram no livro de atos dos apóstolos o seguinte: Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. ” A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos. E também o próprio testemunho de Cristo ao dizer a estes seus seguidores:  "Jesus respondeu: —Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." Jo 14.6. E ainda quanto as tais "maldições hereditárias" as Escrituras também afirmam:Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz! ” Gl 3.16 


O conceito de salvação envolve tanto a morte assim como a vida de Cristo e sua ressurreição, pois o Cristo encarnado evidencia a identificação e solidariedade tanto com o sofrimento humano como a necessidade de perdão dos nossos pecados. No sentido teológico entende a realidade do pecado um estado de separação entre o homem e Deus, cuja as consequências são manifestas de forma opressora na vida humana (do homem pelo homem), produzindo alienação ( do homem em relação a Deus, do homem em relação a si mesmo e do homem em relação ao seu ambiente) e escravidão (do homem a vício, que basicamente expressam egoísmo e autossuficiência).

Sinteticamente poderíamos definir a salvação como sendo a obra divina, motivada pelo amor e manifesta a todos por meio da sua graça, pois quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos - Ef.2.5. A única maneira de obtê-la é pela fé, conforme testemunho dos apóstolos: Depois levou os dois para fora e perguntou: —Senhores, o que devo fazer para ser salvo?  Eles responderam: —Creia no Senhor Jesus e você será salvo,você e as pessoas da sua casa". O meio pelo qual se propaga esta mensagem libertadora é o evangelho, a boa notícia, conforme o ensino de Paulo: "Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus. Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus. ” Rm 16.30-31

Caso esteja passando um momento difícil em sua vida acometido por enfermidade, problemas familiares, desemprego, dificuldades financeiras não será numa sessão de descarrego, numa reunião de quebra de maldições hereditárias, em algum tipo de voto especifico de entrega de bens e valores a determinada pessoa ou igreja é que lhe será restituída suas necessidades financeiras, cura física ou liberto de todos seus problemas. Em primeiro lugar é necessário com a sinceridade do seu coração e somente pela fé em Cristo Jesus é que de fato poderá encontrar o caminho da salvação.  Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos. ” Rm. 10.12-13.

Neste ponto ressalto que a morte de Jesus na cruz, Deus se identificou com o sofrimento, a dor e o clamor dos oprimidos e injustiçados. Deus não esta indiferente ao nosso sofrimento conforme profetizou Jeremias: Sempre que digo o seu nome, penso em você com amor. O meu coração se comove, e eu certamente terei misericórdia de você. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Jr.31.20b. Desta forma Deus conhece sua dor quando manifesta pelo abandono, doença, injustiça, rejeição, medo e desemprego. Enfim a salvação contém em si mesma um processo inicial de cura e libertação de toda angústia e sofrimento humano, pois na cruz Deus se manifestou abertamente em relação a dor do seu povo e não está insensível ao choro de todos nós.

Infelizmente parece que gostamos de complicar as coisas, a simplicidade da fé nos parece algo insuficiente para que possamos obter alguma coisa de Deus. Então procuramos alguma nova revelação de alguém que tenha recebido do céu, ou algum sábio ou místico que tenha domínio dos elementos milagrosos da terra. Então alimentamos em nós mesmos e criamos a necessidade de sempre pedir aos outros que interceda por nós, ou formulas milagrosas dadas por ensinamentos com base em conceitos humanos e não fundamentado nas Escrituras, pois nos achamos espiritualmente inabilitados para pedir qualquer tipo de benção diretamente ao pai. Aqui vale a declaração máxima de amor constante no evangelista João: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". Jo 3.16


Segundo o Teol. E Brunner aqui não se trata de atrair a justiça de cima ou elevá-la daqui de baixo - o caminho de toda religião humana - mas a justiça está aqui na Palavra de Cristo e pela fé em Cristo. Porém, quanto a ser aceito por Deus por meio da fé, Moisés diz o seguinte: “Não fique pensando assim: quem vai subir até o céu? ”, isto é, para trazer Cristo do céu.  “Nem pergunte: quem descerá ao mundo lá de baixo? ”, isto é, para fazer com que Cristo suba do mundo dos mortos. O que Moisés diz é isto: “A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” —isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Rm. 10.7-8


Aqui está um grande mistério. De fato estamos espiritualmente inabilitados para receber qualquer benção dos céus por sermos todos pecadores, por isso mesmo é que clamamos pela salvação oferecida gratuitamente a todos nós por meio da fé, esta salvação é suficiente para nos perdoar e nos dar livre acesso ao pai. Esta é a chave que abre porta da sua libertação, que é a salvação pela fé em Cristo Jesus, "pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.  "A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la." Ef 2. 8-9.

A minha oração é que o mistério da salvação seja revelado na sua mente e coração, isto poderá de fato fazer diferença em sua vida. Então poderá colher todos os frutos desta salvação, como a cura física, a cura interior, bênçãos materiais que alcançarão todas áreas de sua vida, e a principal que é a vida eterna. 
  
Confesse diariamente sua fé em Cristo Jesus em cada momento de sua vida, em qualquer circunstância seja numa situação individual ou pública, este é o verdadeiro e único caminho para seu crescimento espiritual tanto para esta vida assim como para toda a eternidade. E a paz de Cristo encherá sua mente e coração com a alegria desta tão grandiosa salvação. Então se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.  "Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos." Rm 10.9-10 

Ouça "Jesus Cristo mudou meu viver" com Aline Barros.




Notas Bibliográficas:

BRUNNER, Emil. A epístola aos Romanos. São Paulo-SP, Fonte Editorial, 2007.
CALDAS, Carlos R Filho. Dicionário Brasileiro de Teologia, São Paulo: ASTE, 2008.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

O Profeta desconhecido

A Ilusão do ego