Is gonna be alright 2014?




Por Teol. Leo Almeida

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito". Rm 8.28

Na véspera de ano é comum a retrospectiva do ano que finda e estabelecer metas para o próximo ano. Economistas, cientistas políticos, videntes, astrólogos e profetas de diversas confissões religiosas fazem seus prognósticos. Ao assistir um programa jornalístico na Tv presenciei um colega economista fazer prognósticos até para 2015, a meu ver uma loucura total, pois 2014 ainda nem iniciou, assim não temos séries históricas anuais confiáveis para tentar fazer prognósticos futuros. Então O quê ?, Quem?, e Como? pode de fato te garantir um feliz 2014? 



Para os teólogos e principalmente aqueles que tomam as Escrituras como referencial da revelação Divina a humanidade e por isso podem afirmar com base segura diante daquilo que poderá ocorrer em nossas vidas em qualquer período da vida, inclusive em 2014, pois  "sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito", conforme descreve Paulo em sua carta aos Romanos. (Rm.8.28).

Aqui é uma afirmação segura de quem diz o que "SABE" - Know-how de vida -, e não de quem prevê algo que poderá ocorrer ou não. Diante da autoridade de quem diz que SABE então poderemos estabelecer nossas metas com a segurança de uma criança que aprende andar de bicicleta, mesmo sob o risco da queda, está sob os olhos cuidadosos do pai. É neste sentido que poderemos fazer planos para 2014 com segurança. Para tanto são necessárias duas condições estabelecidas pelo ensino Paulino aqui exposto.

Se de fato: "Todas coisas ocorrem para o bem daqueles que amam a Deus". Então cabe a você responder pela fé a este amor revelado no evangelho de João a respeito do amor incondicional de Deus a todos:  "porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Este amor revelado no filho, Jesus, aponta que não é por acaso que comemoramos o Natal próximo a passagem de ano. 

A outra condição é tomar a consciência que não somos um tipo de pessoa navegando num barco a deriva, tocado pelas tempestades da vida, mas compreender que Deus tem um propósito para com nosso próprio destino, isto não significa nos tornamos as próximas celebridades em 2014 estampados numa capa de revista, mas pessoas predestinadas pelo próprio Deus a sermos parecidos a cada dia com o caráter do seu filho Jesus.

Satisfeitas estas condições estaremos seguros que de fato "todas as coisas" cooperam para nosso bem. Sejam "as boas" e outras "aparentemente más" como problemas financeiros, frustrações, perdas, perseguições, etc. No entanto todas as coisas irão cooperar para que o supremo propósito Divino em nós seja de fato alcançado.

Teoricamente este conceito parece fácil de compreensão, mas no dia a dia, quando no fogo das provações e dos acontecimentos inesperados ocorrerem: O resultado de um exame indicando que algo em nossa saúde não esta bem; a reprovação num teste; uma negativa de uma promoção na empresa; etc. Tudo isto acaba por nos  enfraquecer e nos sentimos abatidos e derrotados. Deus no entanto não está dormindo, ele conhece nossos pensamentos e sonda nossos corações e por isso enviou seu Espírito que assiste em nossas fraquezas e intercede por nós com gemidos inexprimíveis, pois neste estado nossas orações parecem confusas e inoperante diante dos acontecimentos. (Veja os versos 26 do Cap.8 de Romanos)

Posto isto, podemos então afirmar que 2014 será um ano abençoado em sua vida, pois regenerados com Cristo somos fortalecidos pelo amor do Pai, então nosso destino é trabalhado pela mão do artista que num belo mosaico com cores lindas e fortes criam nuances de beleza com as escuras e opacas, onde a imagem de nossa caminhada em tempos de alegria com tempos de tristeza fazem parte de uma obra que produz sentidos e significados em harmonia nesta vida e que certamente transcendem para a eternidade. Feliz 2014.

Sobre este tema ouça esta linda canção - Todas as coisas - com Fernandinho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido