Os Shows de milagres devem acabar?


Por Teol. Leo Almeida

“Alguns fariseus chegaram e começaram a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. Jesus deu um grande suspiro e disse: — Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas”. Mc 8.12-12.  


Existe uma vasta discussão no meio teológico sobre a questão dos milagres, alguns acreditam que os milagres estão restritos aos dias de JESUS. Outros ensinam que nos dias de Jesus não houve milagres, neste caso parece mais para um ateuólogo do que propriamente teólogo. Por ultimo muitos teólogos entendem que curas e milagres também são para os dias atuais.  


Diante deste texto uma coisa é certa: Qualquer tipo de pessoa que deseja o milagre simplesmente pelo milagre, sem ao menos buscar compreender acerca do autor dos milagres, identificado na pessoa de Jesus Cristo revelado nas Escrituras, ficará restrito a apresentação de um Show, tendo em vista que o verdadeiro autor dos milagres adverte que não irá participar deste de evento mágico. 


Estou entre os teólogos que preconizam que os milagres ocorreram e ainda ocorrem nos dias atuais conforme consta nas Escrituras nesta oração de Pedro: “agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus” At 4.29 . Abusos e desvios são utilizados para enganar as pessoas e desvirtuar o verdadeiro propósito dos milagres, no entanto negá-los além mostrar nossa frieza e incredulidade é limitar a grandeza do Reino de Deus e a ação do seu Espírito nos dias de hoje.
Nesta mesma direção outros teólogos também caminham, conforme explica o Teol. R Bootz Hoje a sociedade passa por uma crise espiritual em decorrência da excessiva valorização do material e da lógica humana. Mas os recursos espirituais ainda são recursos viáveis à teologia, posto que são espirituais, não presos à lógica dogmática”.
A oração de Pedro (At 4.29) delimita a ação e o ambiente em que devem ocorrer os milagres. Os milagres devem ocorrer no momento em que a palavra esta sendo anunciada, ou seja, milagres ocorrem na medida em que o evangelho esta sendo anunciado com a finalidade precípua de libertar as pessoas das correntes do mal e do estado de afastamento de Deus devido ao pecado do homem, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Deste modo um coração arrependido e contrito é um solo perfeito para operação de curas e maravilhas de Deus.
Outro momento que deveria ocorrer curas e milagres seria nas reuniões rotineiras das comunidades de fé, mas algumas comunidades parecem negligenciar acerca desta benção e não ministram aos fiéis este meio de graça, um carisma dado pelo Espírito de Deus: “Porque a um é dada, mediante o Espírito a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres. ICo. 12.8-10. Em decorrência disto muitos fieis na busca de solução aos seus problemas acabam por encontrar fontes cujo os métodos e a forma de atuação podem ser equivocadas e sem base  Escriturística trazendo muita frustração, confusão e podendo resultar em pessoas desiludidas na vida de fé.
As curas e milagres nunca deverão ser obra de determinada pessoa, somos apenas instrumentos de Deus.  Tais curas e milagres devem ser feitas por intermédio do Senhor Jesus e não devem ser realizadas de forma segmentada como se fosse parte de um Show ou outro tipo de sessão de magia, cuja glória e dada ao operador de milagres no momento em que ocorre a performance da estrela do milagre. Em geral estes milagreiros de plantão estão a todo instante em busca de fama, dinheiro e poder, aqui não existe amor pelas pessoas aflitas e necessitadas de salvação. Deste modo desconfie de reuniões que só tratam de milagres e não há exposição clara e evidente das Escrituras.


Note a reação de Pedro ao ver um oficial Romano prostrar-se diante dele após ter sido revelado ao mesmo sobre a necessidade de um encontro com Pedro: Quando Pedro entrou na casa, Cornélio caiu ao chão diante dele em adoração. Mas Pedro disse: "Levante-se! Eu não sou um deus! ". At.10.24-25. Pedro tinha plena consciência que era apenas um instrumento de Deus para ministrar a cura a uma pessoa necessitada. Este é o motivo pelo qual Pedro rejeita qualquer tipo de veneração a sua pessoa: Mas Pedro disse: "Não temos dinheiro nenhum para você, mas eu vou dar uma outra coisa! Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, eu digo: ande! " Com isto Pedro tomou o coxo pela mão e pôs o homem em pé. At 3. 6-7. Enfim, Pedro ensina que toda cura deveria ser realizada por intermédio de Jesus Cristo e de mais ninguém.
Talvez você recebeu um diagnóstico de uma doença incurável, esteja assustado e imaginando que não há nada mais a fazer ou quem sabe já chegou a pensar em atentar contra própria vida, pois diante das limitações trazidas pela enfermidade sua vida perdeu o sentido. Então posso te afirmar que em primeiro lugar peça ao Senhor Jesus que entre em sua vida, perdoe seus pecados e receba a certeza da vida eterna, este é o maior e mais importante milagre que pode ocorrer na vida de uma pessoa que é experimentar o amor e o perdão de Deus, o maior milagre de Deus é a nossa salvação pela graça mediante a fé, até porque muitas doenças são consequências de quadros depressivos em função da culpa e sobre a necessidade de perdoar e ser perdoado.
Por outro lado durante nossa caminhada diária com o filho de Deus, Jesus Cristo, nossa fé é alimentada no sentido de crer que pode ocorrer milagres de toda sorte a qualquer momento em nossas vidas. Aqui apenas diferencio cura e milagre, pois o milagre tem uma ação mais ampla, pois se trata de uma intervenção radical de Deus no mundo natural, físico e social. Confira o texto do Evangelho de Mateus 8.23-27 onde Jesus acalma uma tempestade, ou seja, uma intervenção milagrosa no mundo físico feita por Jesus.
Curas e milagres é pura graça de Deus derramada em cada um de nós. Posso te assegurar que já testemunhei a cura de muitas pessoas em momentos difíceis, pois conforme declarou Jesus: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. Mc 16.17-18.



Então ore confesse os seus pecados e peça seu milagre.  A oração e a chave para aqueles que desejam um encontro com Deus e certamente ele te ouvirá, pois “a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. Tg.5.15

   Ouça a canção "Milagre" com André Valadão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido