Heróis da Fé?




Por Teólogo Leo Almeida 
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8

Quando criança na Escola Bíblica ouvia a história dos grandes homens de Deus, chamados por muitos de "Heróis da Fé", naquele tempo minha percepção infantil equiparava aqueles super heróis aos mesmos dos quadrinhos (gibi) que costumava a ler.
Infelizmente muitos de nós inconscientemente acabamos por absorver esta percepção infantil e carregamos para a vida adulta. Avaliando melhor nas Escrituras sobre estes grandes homens de Deus podemos ao mesmo tempo nos sentir derrotados ou desafiados pelo testemunho de suas vidas. 
Sentimos derrotados, digo sentimos pois de fato não estamos, ao vermos que somos frágeis e muitas vezes pecamos seja por ação ou omissão e passamos a duvidar da nossa capacidade de sermos aqueles super homens e super mulheres ousados pela fé e no testemunho do Evangelho, pois o nosso eu infantil é incoerente a nossa realidade de vida.
Porém ao investigar a vida destes grandes homens de Deus, pois de fato foram, notamos claramente que também tiveram as mesmas dúvidas e medos que também padecemos. Então ao ler nas Escrituras a vida destes homens aprendemos claramente alguns princípios fundamentais em nossa espiritualidade. Primeiro sobre a humildade, pois qualquer vitória que temos no plano profissional, ministerial, patrimonial e saúde física sempre será fruto da atuação da graça e do amor soberano de Deus em nossas vidas.
O segundo princípio é a perseverança em meio a nossa fraqueza. Esta percepção infantil deve nos conduzir para o aperfeiçoamento da nossa fé, pois eventuais derrotas e fraquezas que temos em determinada área jamais poderão ser motivos para nos desanimar ou ficarmos desencorajados, mas colocar tudo isto diante do pai e pedirmos sua intervenção poderosa para restaurar nosso caminho de fé.
A vida do nosso pai da Fé Abraão claramente demonstra esta contradição em cada um de nós. O mesmo Abraão que creu em Deus e saiu de sua parentela para uma vida guiada pelo Deus Altíssimo foi o mesmo Homem, motivado pelo medo da morte, pedia a sua esposa que em terras estrangeiras nunca declarasse que ela fosse sua esposa e sim sua irmã, com esta meia verdade, pois de fato eram irmãos por parte de pai, Abraão mentia o tempo todo, e por essa mentira acabou complicando sua vida e também a dos outros. "Bem, " respondeu Abraão, "o caso é que tive medo de ser morto por causa dela. Pensei comigo: Decerto este povo não respeita a Deus. Os homens vão querer minha mulher e me matarão por ela." Gn. 20.11
O Terceiro princípio consiste que devemos ser integralmente sinceros. Consigo mesmo, saiba que não é um super herói. Com os outros, pare de querer manipular as outras pessoas com o propósito de alcançar seus objetivos, pois certamente acabará sendo descoberto a vista de todos como ocorreu com Abraão. "Depois o rei mandou chamar Abraão. "O que você está querendo fazer com a gente? " perguntou. "O que eu fiz contra você, para que me levasse a tamanho pecado? Esse pecado seria uma desgraça para mim e para o meu reino! Você agiu mal! Quem podia desconfiar que você ia fazer uma coisa dessas?" . E sincero para com DEUS, pois não tem como enganá-lo. Assim confesse seus pecados, medos e limitações. "Depois disse a Sara: "Lamento a vergonha pela qual você passou. Para compensar isso, dou mil moedas de prata a Abraão. Dou isso a ele na qualidade de irmão seu. Esta minha atitude significa que você é declarada sem culpa, diante de todos". Gn. 20. 9,16 

Então caso sente-se derrotado em determinada área da sua vida saiba que muitos daqueles "Heróis da Fé" passaram pelos mesmos dilemas e dúvidas, a diferença consiste em continuar seguindo o Deus Altíssimo neste caminho de Fé. A Fé no impossível de Deus que atua em pessoas imperfeitas e limitadas como nós, mas cumprirá todos propósitos Divinos na vida naqueles que se deixam guiar pela boa, agradável e perfeita vontade de Deus. "Abraão orou, pois, a Deus. E Deus curou o rei, a rainha e as criadas do palácio, podendo elas ter filhos." Gn 20.17 
Ouça esta linda canção, pois tem muito haver com a auto-ilusão infantil dos super heróis em cada um de nós. Que o Senhor te abençoe nesta caminhada de fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

A Ilusão do ego

O Profeta desconhecido