DROGAS!! um Choro que interrompe vidas.


Por Teol. Leo Almeida


A intenção do ladrão é roubar, matar e destruir. Minha intenção é dar vida eterna - vida completa. Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas. Jesus Cristo. Jo 10.10-11 - Viva.


No ínicio dos anos 80, lembro ter lido um texto do Rev. David Wilkerson, dizendo que às drogas seriam um dos maiores problemas de saúde pública da humanidade. Hoje as drogas é um problema que atinge todas camadas da população, ricos e pobres, intelectuais, músicos, pessoas comuns, todos são vitimas ativas ou passivas deste problema de amplitude mundial. Profundamente envolvido com a necessidade de enfrentar o problema, Wilkerson funda o Desafio Jovem, um programa cristão para recuperação de dependentes.

As drogas destroem relacionamentos afetivos e familiares. A ex-mulher do roqueiro Alexandre Magno Abrão, o Chorão, relatou que o casal estava separado pelo consumo de drogas do cantor. Neste sentido Graziela Gonçalves desabafou: "Infelizmente existe essa praga mundial que é a droga, que acaba com tudo, e que "perdeu" o cantor para as drogas enquanto "tentava trazê-lo de volta". 

As drogas alimentam a criminalidade, pois o dependente químico a fim de obter recursos para comprá-la, primeiro iniciará com pequenos furtos, até mesmo dentro de sua própria casa, podendo se tornar um criminoso de alto potencial para sustentar o vício, deste modo qualquer tipo de iniciativa para descriminalização das drogas será inócua, pois é necessário trabalhar primeiramente no individuo no sentido de trazê-lo de volta a vida social e isto requer um amplo programa de saúde pública, envolvimento familiar e principalmente um processo de cura espiritual.

Em termos de políticas públicas a mais promissora no combate as drogas é o investimento nos esportes, isto requer, investimento em educação de qualidade, pois é justamente na fase escolar que muitos jovens enveredam por este caminho sem volta, porém isto por si só não resolverá todos os problemas, o próprio Chorão investiu muito no Skate e amava este esporte. Fica aqui o apelo às autoridades feito pelo próprio Chorão: "Eu vejo na tv os que eles falam sobre os jovens não é sério, o jovem no Brasil nunca é levado a sério...a ignorância só faz destruir a esperança".

Como teólogo penso que a família deve tratar deste assunto desde cedo com os jovens, hoje assistimos  a luz do dia crianças viciadas em crack pelas ruas das cidades. As Igrejas deveriam tratar deste assunto na escola dominical, pois a abordagem cristã será essencial e única pois envolverá áreas da vida que em nenhum outro local serão avaliados sobre a visão das realidades espirituais implícitas no mundo das drogas, pois sabemos que ás Drogas trás consigo questões de natureza espiritual reflexo de uma sociedade decaída e o evangelho é o poder de Deus para salvação integral de todo aquele que crê e isto não será objeto de abordagem em outros locais.

Recordo um amigo, quando o conheci sentia-se bastante fragilizado, e por isso tínhamos encontros diários para oração e leitura da palavra, pois acabara de concluir um programa cristão de recuperação de drogados. Devido ao medo de não suportar as tentações que teria de enfrentar ao encontrar antigos amigos dependentes, lembro que próximo de retornar para junto dos seus familiares, foi ao sítio da minha avó e ficou ali vários dias em jejum e oração, posteriormente voltou e venceu. Então viver com Deus nunca será algo leve ou pesado, cada um de nós deve avaliar o preço do discipulado, a prioridade e a persistência de seguir a Jesus. 

Jesus não iludiu o jovem rico que pediu para ser seu discípulo, dizendo-lhe que segui-lo seria algo simples e fácil, muito pelo contrário: Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. Mt 19.21-23. (Hum!!! imagine se esta turma da teologia da prosperidade com seus ternos brilhantes de grife tem coragem de citar este texto em suas pregações, nem pensar, querem mais suas  Igrejas cheias de jovens ricos).



De volta ao tema!!!!
Saiba que algumas amputações dolorosas serão necessárias no decorrer da caminhada, porém com certeza trarão benefícios tanto nesta vida assim como para vida eterna, conforme enfatizou Jesus: E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga” Mc 9.45. Aqui Jesus trata a respeito das escolhas que fazemos ao longo da vida, algumas boas e outras que devem ser literalmente amputadas para o nosso próprio bem. Talvez algumas lideranças da teologia liberal que anunciam o pseudo-evangelho do oba oba e da estrada larga evitarão a todo momento te dizer sobre estas verdades, mas ao vencedor, o próprio Senhor te dará o direito de sentar-se com ele em seu trono, assim como ele também venceu e sentou-se com o Pai em seu trono. Ap 3.21. Então caso pense em sair das drogas saiba que certas amizades deverão ser evitadas e outras procuradas, certos locais deverão ser deletados da sua vida, pelo menos por um bom período, e outros devem ser preservados como a ida regular à Igreja e reuniões de compartilhamento e oração.  

No entanto a sociedade humanista e secularizada infelizmente não conhece este poder transformador. Assim realidades do mundo espiritual que envolve o ser humano não podem ser discernidas, devido ao processo de alienação causado por um coração insensato e mentes obscurecidas que não reconhecem o Deus-Criador com fonte de conhecimento e sabedoria para uma vida plena. Assim não podem oferecer a cura espiritual que todos necessitam num processo de libertação das drogas. Note a fala do baixista da banda, Champignon e amigo do cantor Chorão a reportagem da folha de São Paulo a respeito do lado obscuro do sucesso e da fama: "O sucesso na carreira é um embrulho bonito de presente, mas, se dentro não tiver nada, que alegria isto traz?".

Avançando nesta questão é triste constatar que vivemos em tempo de profunda frieza espiritual associado a diversos desvios teológicos que contaminam o povo de Deus. Lembro que nos anos 80 muitas Igrejas, inclusive a minha, tínhamos vigílias semanais, onde jovens buscavam continuamente preencher seu vazio espiritual não com bebidas e drogas, mas com a presença poderosa do poder libertador do Espírito Santo, vi muitos testemunhos de drogados sendo libertos pelo poder de Deus. 

Hoje muitas daquelas Igrejas que naqueles tempos buscavam a presença do Espírito Santo para uma vida com Deus plena e abundante, mudaram o discurso pelo viés da teologia da prosperidade e esta vida plena passou a ser vista como uma vida materialista ao estilo "céu na terra", tão combatido pelos primeiros reformadores. As Igrejas históricas, com raras exceções, embora mantém o cuidado teológico-doutrinário perderam o fervor espiritual e aderiram as formas mundanas de encarar a vida, ou seja, uma fé racionalista que pouco pode ou quase nada produz grandes modificações comportamentais na vida das pessoas, tomando rumo ao liberalismo teológico, ou seja, vamos adaptar o pecador e seus pecados a vida da igreja, o importante é amar ao próximo acima de todas as coisas. Ressalto que não devemos estar iludidos, pois em qualquer comunidade de fé sempre haverá pecadores, mas pecadores que desejam ardentemente serem libertos  e uma vida restaurada integralmente (Corpo, alma e espírito) num caminho de paz e santificação, este é o diferencial de uma comunidade terapêutica e verdadeira conforme ensina as Escrituras: Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá a Deus. Hb 12.14 (NVI)

A minha oração é: AVIVA TUA OBRA SENHOR, que voltemos para o Evangelho de Cristo e ao primeiro amor, o único e verdadeiro poder que pode transformar o ser humano e dar novo sentido a vida como declarou Jesus: "No último dia na maior animação da festa, Jesus disse ao povo; Se alguém está com sede, venha a Mim e beba. Porque as Escrituras declaram que rios de água viva correrão do íntimo de todo aquele que crer em Mim". ( Ele estava falando do Espírito Santo, que seria dado a todo aquele que cresse nEle; Jo 7.37-39. Esta cansado das ilusões dos embalos regado a drogas e sexo? Olhe para Jesus e receba este poder transformador que pode além de perdoar seus pecados produz uma nova vida transformada pelo poder regenerador do Espírito, pois tudo posso naquele que me fortalece.

"O que é ser, se já não sente, se ser drogado é a ânsia de não te querer" Kim - Catedral






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO A INVEJA DESTROI RELAÇÕES

O Profeta desconhecido

A Ilusão do ego